Dor no quadril
A dor no quadril pode ter origem e causas diversas e baseada na sua topografia (localização). Frequentemente sabemos a sua origem conforme imagem e links abaixo
Anteriores (frente)
Entesite da crista Iíaca
É uma inflamação na crista ilíaca, onde se insere o trato ilio tibial. Normalmente está relacionada a uma sobrecarga mecânica do trato ilibo tibial. O tratamento é o alongamento do trato (link) e fortalecimento para estabilização do quadril.
Dor inguinal (virilha) (articular/iliopsoas)
A dor articular tem como causas mais comuns a artrose do quadril (link), a osteonecrose do quadril (link), as lesões de cartilagem e do labrum (link). Na mesma região, outra causa de dor seria uma inflamação do tendão do íliopsoas (principal músculo flexor do quadril).
Meralgia parestésica
O principal sintoma é o formigamento na face lateral da coxa, causada pela compressão do nervo cutâneo femoral da coxa. O tratamento esta relacionado a causa do problema que podem ser: obesidade, uso de roupas muito apertadas, gravidez e trauma; medicações antiinflamatórias, e fisioterapia.
Posteriores e laterais (atrás e lateral)
Dor sacroilíaca
Relacionada a inflamações da articulação sacro ilíaca, como a sacroileite, a espondilite anquilosaste e sobrecarga articular mecânica. .O tratamento normalmente utiliza medicações antiinflamatórias, fisioterapia e correção das causas de sobrecarga mecânica (perda de peso e fortalecimento muscular). Pode ser realizada infiltração da articulação com substancias antiinflamatórias.
Dor glútea (referida)
Relacionada a irradiação por compressão da raiz dos nervos que saem da coluna lombar e seguem para os membros inferiores. As causas sao as patologias da coluna vertebral, como hérnias de disco, artrose lombar, fraturas das vértebras e outras causas compressivas. Ela é chamada “dor referida” pois é causada por uma patologia a distancia da dor. pode se irradiar mais para baixo na perna, também chamada pela dor Ciática (link). O tratamento é feito através de fisioterapia com foco em analgesia e estabilzacao da coluna lombar e do quadril, infiltrações, e na falha destes, cirurgia.
Dor trocantérica (bursite trocantérica)
Causada por inflamação da bursa (bursite), dos tendões glúteos (tendinite de glúteo mínimo e médio) e atrito da banda iliotibial na altura do trocânter (lateral do quadril). O tratamento depende da causa da inflamação podendo ser a correção de ajustes biomecanicos através de fisioterapia para analgesia e exercícios (link), infiltrações e em caso de falha do tratamento conservador, cirúrgico por video.
Dor isquioglútea
Causada pela inflamação na tuberosidade isquiática, que é a origem dos tendões flexores do joelho (semitendineo, grácil e semimenbranoso). Ou seja, é uma tendinite e está relacionada ao encurtamento destes tendões ou distensões dos mesmos. O tratamento é o alongamento destes tendões (parte posterior dos joelhos), analgesia local por fisioterapia, crioterapia (gelo) e reequilíbrio pra ajuste das causas mecânicas
Dor ciática
Dor decorrente da compressão do nervo ciático, e segue o caminho do mesmo, que passa pela região posterior do glúteo, coxa, joelho e perna. Pode ter as mesmas causas da dor glútea referida (link) podendo também estar relacionada com a síndrome do Piriforme. O tratamento consiste na estabilização da coluna lombar através de fisioterapia, exercícios lombares e de quadril de fortalecimento muscular e alongamentos, e quando necessário, descompressão cirúrgica.